segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Festival da lagosta - Minas com Bahia

A estréia do Furando a Dieta no festival, o primeiro jantar em Santo André.

Escolhemos o Luz de Minas porque gostamos do prato que eles colocaram no festival: lagosta assada no forno à lenha com ervas aromáticas, legumes e farofa de manteiga de garrafa. 

 A gente já tinha caminhado pela praia à tarde e já sabia o tanto que o marzão era bonito, mas a lua cheia grandona e amarelona que nos recebeu no Luz de Minas era deslumbrante. 

Depois ela subiu e deixou o rastro prateado no mar

Caipirosca pra começar a noite, no vidrão! Maracujá + Abacaxi + Hortelã 

Desce duas, desce mais

E a lagosta foi pro forno à lenha. Enquanto isso, ele chega na mesa: e aí, tá tudo bem? Olha, demora um pouquinho pra ela chegar no ponto, né? 
- Claro, claro, sem problemas. O senhor é o chef aqui? 
- Chef não, cozinheiro. 
A simplicidade em pessoa pediu desculpas por estar descalço, e eu quase tirei minha rasteirinha também. Ali ele já ganhou a gente. Falou de Minas,
Mariana, Barão de Cocais... saiu da desolação das barragens - nas palavras dele, tragédias anunciadas - para viver de verdade. Uma vida mais saudável e autêntica. Simples assim.

Conversa com um, com outro, vai no forno, cuida da lagosta. Ficou pronta! 
Porção generosa de lagosta, farofa com Panko, tomate assado e... quiabo! Comi quiabo gente, nem gostar de quiabo eu gosto! Mas tava bonito o quiabo, e eu pensei: esses mineiros devem saber fazer um quiabo, então  vou nessa. Não me arrependi, tava bom mesmo o danado do quiabo!

Minas com Bahia: o quiabo e a lagosta
Aí vem Renata e oferece um licor de jabuticaba, cortesia da casa. É uma senhora aqui de Belmonte (vilarejo pertinho) que faz. Queremos, claro! Mas acompanhado desses brigadeiros que tem aí. Uma bicicleta fofa estacionada no meio do restaurante, eu já tinha até tirado foto. Nunca que eu ia embora sem comer um brigadeiro. A placa na porta chama: bistrô e brigaderia. Só em Santo André mesmo! 

Bistrô e brigaderia? Tá de sacanagem?!?!?!

Brigadeiro das Minas é um projeto da Renata. A cada dia mudam os sabores e tinha de chocolate 70% cacau, de lascas de côco (de verdade) e de vinho! Aí é assim: pode vir na xícara ou na casquinha. Na casquinha? É, casquinha de sorvete, sabe? A criança dentro de mim já se manifestou: eu quero na casquinha, eu quero na casquinha, eu quero na casquinha!!!




Não é sorvete, é brigadeiro! Genial! 

Teve lua cheia com caipiroska com lagosta com licor de jabuticaba com brigadeiro na casquinha. E a felicidade arrematando tudo.

Luz de Minas: Av. Beira Rio, 62 - Santo André- BA 

Brigadeiro das Minas: em Santo André a Renata fica rodando de bike. Segue no Insta: brigadeirodasminasgourmet

Um comentário:

  1. Muito obrigado pelo carinho.Fiquei emocionado quando li.Gratidao.Beijos Said Dias.Voltem sempre.

    ResponderExcluir